Fechamento de câmbio: como funciona este processo?

Ien

O fechamento de câmbio é um procedimento necessário para todos que precisem realizar uma troca entre moedas no Brasil. Por exemplo, pessoas físicas que viajam ao exterior ou precisam fazer uma remessa internacional.

Para empresas, o câmbio também é realizado em negócios de importação e exportação. Afinal, em nosso país, não é permitido o comércio com moedas diferentes do real. Então, a troca existe sempre que for necessário realizar negociação envolvendo outros países.

Se a sua empresa faz operações no exterior ou pensa em entrar nesse mercado, vale a pena entender mais sobre o assunto e conhecer melhor o processo de fechamento de câmbio. Continue a leitura e saiba mais!

O que é fechamento de câmbio?

O fechamento de câmbio consiste em realizar a conversão de moedas internacionais em real ou o contrário. O procedimento é regularizado pelas normas do Banco Central do Brasil — que também faz a mediação das operações e as fiscaliza.

O câmbio só pode ser realizado oficialmente por instituições autorizadas pelo Bacen. As operações cambiais são sempre registradas no órgão, por meio do Sistema de Informações do Banco Central.

A fiscalização do Bacen para empresas visa todos os processos de importação e exportação no Brasil. Logo, é preciso manter as transações regularizadas e entregar toda a documentação solicitada para evitar problemas.

Como falamos, o fechamento de câmbio é indispensável nas transações que envolvem remessas internacionais. Assim, empresas importadoras precisam trocar a moeda para fazer seus pagamentos no dinheiro estrangeiro.

Da mesma forma, empresas brasileiras exportadoras recebem seus pagamentos em moeda internacional e precisam realizar a conversão para o real. Fazer o fechamento de câmbio significa vender uma moeda para comprar outra.

 

Como funciona o contrato de câmbio?

O fechamento de câmbio se dá a partir de um contrato. Trata-se de um documento informatizado usado para regular as transações financeiras e comerciais que precisam da troca entre moedas. Ele é redigido pelo banco que atua na negociação do câmbio.

No contrato de câmbio, existem três partes principais envolvidas: o exportador, o vendedor de moeda estrangeira e a instituição bancária autorizada pelo Bacen a participar do mercado cambial. O documento é indispensável. Sem ele, não é possível liberar mercadorias.

O contrato só é estabelecido com a entrega de documentações solicitadas sobre as operações da empresa. Depois disso, há uma negociação da taxa cambial — que se refere ao preço que a moeda estrangeira tem em relação ao real.

No Brasil, a cotação do câmbio depende de movimentações do mercado, pois se utiliza o chamado câmbio flutuante. Em alguns momentos, a depender de decisões da política econômica, pode haver ações do governo que visem influenciar no preço de moedas, especialmente o dólar.

Ainda assim, não há a delimitação de uma taxa fixa pelo Bacen. Isso significa que a cotação cambial pode ser um pouco diferente, a depender da instituição que está negociando — mas ela continua sendo influenciada pelo mercado como um todo.

Desse modo, as empresas que desejem realizar o fechamento de câmbio devem acompanhar a cotação da moeda ao longo do tempo. Além de, claro, conhecer as taxas praticadas por cada instituição intermediadora da conversão.

 

Como se dá o fechamento de câmbio?

A primeira etapa para realizar o fechamento de câmbio é escolher uma das instituições autorizadas pelo Banco Central. Então, será necessário entregar os documentos solicitados para oficializar o processo de importação ou exportação da sua empresa.

Com as informações prestadas, será produzido o contrato de câmbio — que resume os principais dados relativos à comercialização, como o preço da cotação, o valor pago, a identificação das empresas envolvidas, etc.

Alguns dos documentos importantes para se cadastrar em instituições que realizam operações de câmbio são: comprovante de endereço da empresa, seu balanço de negócios, o contrato social e o estatuto social. Além disso, podem ser solicitados outros papéis.

Depois do cadastro, se dá a produção do contrato de câmbio com detalhes sobre a remessa ou o recebimento de dinheiro envolvendo empresas do exterior. A taxa de câmbio é negociada e é feita a conversão da moeda e, efetivamente, o fechamento de câmbio.

O contrato cambial pode ser liquidado em até 180 antes ou depois do embarque de produtos. Então, é preciso ficar atento à exposição às variações cambiais durante o período. Tudo deve estar informado nos termos do contrato.

O fim da negociação se dá com a liquidação do câmbio. Nesse momento, o dinheiro é creditado na conta da empresa exportadora ou debitado da conta do importador. Só então é finalizada, de fato, a conversão da moeda e a transferência internacional.

 

Qual é a importância do câmbio para empresas?

O câmbio é fundamental para empresas brasileiras que queiram negociar com companhias internacionais. Seja para importar junto a fornecedores de outros países ou exportar seus produtos para o exterior, é preciso realizar o fechamento de câmbio.

Então, ele tem grande importância nos negócios que queiram ampliar sua atuação e aproveitar vantagens encontradas fora do Brasil. A regulamentação nas normas de câmbio é central para manter a produção e não enfrentar problemas com a Lei.

Além disso, as operações cambiais também promovem algumas facilidades, como o financiamento à exportação. Pode haver adiantamento do contrato de câmbio, que representa uma antecipação dos recursos para a empresa exportadora.

Assim, o fechamento de câmbio pode ser uma estratégia interessante para manter um fluxo de caixa positivo em algumas empresas. Claro, isso deve ser avaliado de acordo com o planejamento financeiro de cada uma.

 

Em qual instituição fazer o fechamento de câmbio?

Agora você já conhece as operações de câmbio e sabe que elas são indispensáveis para empresas que busquem ter negócios no exterior. Se é o seu caso, tenha atenção com a instituição escolhida para fazer seu fechamento de câmbio.

A melhor escolha é por uma instituição que realize seu contrato com agilidade e transparência, além de apresentar taxas com bom custo-benefício. Assim, a empresa consegue economizar tempo e recursos em suas operações internacionais.

O BTG Pactual é a alternativa ideal para fazer o fechamento de câmbio. A estrutura oferecida por ele promove inúmeros benefícios para as empresas. Conheça essa opção para suas transações e operações de câmbio.

Quer saber mais sobre como funciona o câmbio com o BTG Pactual? Entre em contato com a Schutzmann e descubra!

Quer saber mais? Fale conosco

Deixe seus dados e um de nossos assessores entrará em contato.